Cerqueira César

Economia e Turismo
É baseada na cana de açúcar, café, extração de madeira, laranjas, pecuária, laticínios, com destaque para a suinocultura e comércio local. Possui uma Comarca, sendo que sua jurisdição abrange os municípios de Águas de Santa Bárbara e Iaras.
Cerqueira César também é famosa por produzir doce de leite e requeijão, tornando-se conhecida como a "Cidade do Requeijão". Três símbolos históricos da cidade são a jaqueira, a estação ferroviária e o pontilhão da trincheira, este último ligado a eventos da revolução constitucionalista. A estação, uma das mais antigas, é um importante monumento e representa a origem da cidade.
História
Cerqueira César é uma cidade que se formou devido à chegada de uma ferrovia, e não por uma devoção religiosa, como muitas outras cidades brasileiras. Os trilhos da estrada de ferro Sorocabana chegaram em novembro de 1896, em um local que antes era apenas vegetação nativa e animais do cerrado. Os ferroviários construíram três pequenas casas de madeira, dando o nome inicial ao lugar de Três Ranchos. Com a crise financeira que seguiu o fim do império, a ferrovia ficou parada por dez anos, até que retomou seu percurso em 1906 até Presidente Epitácio. O nome Cerqueira César é uma homenagem ao ex-vice-presidente da Província de São Paulo, Dr. José Alves de Cerqueira César.
A história de Cerqueira César está intrinsecamente ligada à ferrovia. Pessoas de áreas vizinhas usavam o trem para ir à capital, e assim a cidade foi se desenvolvendo ao redor da estação ferroviária. Os ferroviários enfrentavam dificuldades, pois o trem partia de madrugada e os viajantes tinham que atravessar áreas perigosas. Para solucionar isso, um comerciante local construiu a primeira pousada, onde Dona Joaninha, uma ex-escrava, foi a primeira cozinheira. A cidade continuou a crescer, e em 1899 foi elevada à condição de Distrito. A produção de café e algodão pela região impulsionou seu desenvolvimento econômico.
Cerqueira César foi oficialmente elevada a município em 1917 e, posteriormente, tornou-se comarca em 1959. A primeira capela da cidade, dedicada à Sagrada Família de Nazaré, foi fundada em seus primeiros dias, e em 1925, tornou-se paróquia. A cidade foi notável por ter a primeira paróquia do Brasil dedicada a Santa Teresinha do Menino Jesus.
As primeiras autoridades foram eleitas e, em 1918, foi instaurada a primeira Câmara Municipal. A cidade enfrentou desafios, como a necessidade de educação, levando à criação do primeiro ginásio em 1950, quando Monsenhor Oscar de Pádua Melo se ofereceu para ensinar, superando obstáculos administrativos.
A história mostra que não há um único fundador, mas um grupo de trabalhadores que ajudou a construir a ferrovia. Sem o projeto do construtor Luiz Matheus Maylasky e o apoio de Dom Pedro II, Cerqueira César não teria se desenvolvido. Portanto, a cidade deve sua origem e história à ferrovia, que permanece como seu alicerce fundamental.