Macedônia

Macedônia

 

História

Iniciou o seu povoamento antes da chegada dos trilhos da antiga Estrada de Ferro Araraquarense, tendo por eixo a Estrada Boiadeira, onde foram surgindo as fazendas de lavouras e de criação. Dentre os principais povoadores, destacaram-se, saídos de um aldeamento de índios: Antônio Chapéu, João Inácio, Onofre Jacob, João Lalau, Nicola Princi, Marcelino Máximo, Manoel Valentim Gonçalves que, com carros de bois abriram as primeiras estradas de rodagem , Bertino e Quincão, José Marques, Jerônimo Martins de Araújo, Antônio Sartin, Gabriel de Freitas, Inocência de Paula Eduardo, Salustiano Alves Rodrigues, Otogamiz Luiz Arantes e José Princi, proprietário do primeiro estabelecimento comercial.

Fundação

A fundação de Macedônia, entretanto, foi iniciada na fazenda de Inocêncio de Paula Eduardo com o Patrimônio de Ecatu, logo abandonado pela ausência de água no local.

Em 24 de dezembro de 1948, através do Decreto-Lei Estadual nº 233, o povoado é elevado à categoria de Distrito, pertencente ao município de Fernandópolis.

Em 28 de fevereiro de 1964, o Distrito de Macedônia, através do Decreto Lei Estadual nº 8092, é elevado à categoria de Município, desmembrado do município de Fernandópolis. Sua instalação verificou se em21 de março de1965. O município está subordinado à comarca de Fernandópolis.

 

Gentílico

Macedoniense
 
Turismo
Os dois eventos de maior destaque do município são: Festa do Padroeiro da cidade, Santo Antônio, com início no final de maio, e com encerramento geralmente no dia 13 de junho, e Festa de aniversário do município, na semana que engloba o dia 27 de outubro.
A rede hidrográfica pertence à bacia do Paraná, e os vários córregos e ribeirões que dirigem para o norte, desaguam no reservatório de Água Vermelha, formado pelo Rio Grande, um dos formadores do Rio Paraná.

 

Fonte: https://www.macedonia.sp.gov.br/