Panorama
Como chegar: Para ir até Panorama, saindo de São Paulo, é preciso acessar a SP-280 (Rodovia Castello Branco) até a saída 210, a SP-209 (Rodovia João Hipólito Martins), a SP-300 (Rodovia Marechal Rondon) até a saída 347, a SP-294 (Rodovia Comte João Ribeiro de Barros), a BR-153 (Transbrasiliana) até a saída 327-B e a SP-294 (Rodovia Comte João Ribeiro de Barros).

História
A cidade de Panorama é o resultado da colaboração de diversos pioneiros, que se uniram em 1945 para comprar a Fazenda São Marcos Evangelista e fundar a companhia Imobiliária Campineira.
O objetivo era planejar uma nova cidade, já que se sabia que aquele seria o ponto final dos trilhos da Cia Paulista de Estradas de Ferro. O Sr. Quintino Maudonett foi o responsável por formar a sociedade e adquirir a fazenda. Ele contou com a ajuda de amigos, como Júlio Revoredo, Nelson Noronha e Gustavo Filho, para fundar a companhia Imobiliária. Inicialmente, foram construídos um hotel de madeira e uma serraria na nova cidade.
Porém, em 1948, o Sr. Quintino percebeu que não poderia continuar com o empreendimento, e a companhia Imobiliária assumiu os encargos e se tornou responsável pelo desenvolvimento do plano da cidade. O diretor Augusto Nadalutti foi designado para atrair moradores para as áreas urbana e rural de Panorama.
O primeiro passo foi a elevação da cidade a distrito do município de Paulicéia. Em 1953, Panorama foi elevado a município por meio da Lei nº2456, e o Sr. Antônio Duran realizou um recenseamento da população e fez o cadastramento dos eleitos.
As primeiras eleições ocorreram em 1954, e o Sr. Paulo de Arruda Mendes foi eleito prefeito.
A história de Panorama está intimamente ligada ao meio ambiente natural, uma vez que a cidade está situada às margens do rio Paraná e depende da extração de matérias-primas que o rio oferece. Além disso, a cidade foi planejada por Prestes Maia, um renomado urbanista brasileiro, que imaginou Panorama como "Santos do Interior", uma cidade desenvolvida e bonita.
A planta original de Prestes Maia, com largas avenidas e praças arborizadas, infelizmente não foi respeitada pelas administrações posteriores.
Em resumo, a cidade de Panorama foi fundada por um grupo de pioneiros liderados pelo Sr. Quintino Maudonett e planejada por Prestes Maia. A cidade está localizada às margens do rio Paraná e depende da extração de matérias-primas do rio. Infelizmente, a planta original da cidade não foi totalmente respeitada ao longo dos anos.
Hoje o Município de Panorama é considerado um Município de Interesse Turístico: MIT
Planta da Cidade de Panorama SP, 1ª unidade urbana de 1946 Fonte: Acervo Arquivo Público do Estado de São Paulo
Gentílico: Panoramanse
Turismo
A atividade turística da cidade tem como seu principal recurso natural o Rio Paraná com cerca de 32 km de margem e o Turismo Fluvial. O rio possui variedade de espécies de peixes que atraem visitantes principalmente para a prática de Turismo de Pesca. Entre espécies naturais destacam-se o dourado, pintado, curimbá, piapara, pacu, jaú e piau.
Um de seus maiores atrativos é o Balneário Frederico Platzeck, com uma prainha de 18 mil m² de área, que conta com uma infraestrutura completa de hospedagem e lazer para todos os gostos e idades, além de completos espaços para a realização de shows, eventos esportivos e culturais. Dispõe de marina, lanchonetes e restaurantes, quadras poliesportivas, campos de futebol de areia, cancha de bocha, play ground para as crianças, camping, entre outros atrativos.
Um dos eventos mais importantes e tradicionais do município é a Travessia do Rio Paraná. Conhecida por seu longo percurso de 3.000m, a festividade acontece em setembro atraindo turistas e atletas do todo país para acompanhar as competições que ao fim são premiam os melhores classificados de cada categoria.
Fonte: https://www.panorama.sp.gov.br
Clique aqui para acessar o resultado do formulário preenchido para o OBSERVATÓRIO DE TURISMO