Santo Antônio de Posse

Santo Antônio de Posse
 

História

A cidade de Santo Antônio de Posse, inicialmente, foi predominantemente rural. Suas fazendas, distribuídas em 154 km2, de extensão, representaram um marco econômico e cultural de suma importância para o desenvolvimento local, sendo primeiramente destinadas ao cultivo de cana-de-açúcar, elas passaram, posteriormente, devido a suas terras férteis, a cultivar café e algodão.

Com a expansão da lavoura cafeeira e pela necessidade de substituição da mão-de-obra escrava, muitos estrangeiros vieram para nossa região à procura de trabalho. Santo Antonio de Posse recebeu a maioria de imigrantes de origem italiana, mas também vieram muitas famílias libanesas e portuguesas.

Os imigrantes desempenharam um papel importante para a formação e o desenvolvimento da cidade, que hoje conta com uma população de mais de 20.000 habitantes e que ainda trazem consigo reflexos da mistura cultural dos povos formadores de sua identidade.

Com o aumento do trânsito para escoamento das safras de café das fazendas, em 27 de agosto de 1875 criou-se a Estação de Ferro, que foi construída no bairro que deu origem à cidade. Todo o café da região era trazido para esta estação e, nela, reensacado para depois ser transportado por trem para os portos, por isso o bairro recebeu o nome “Ressaca” – vindo exatamente a ser denominado assim pelo processo de reensacamento do café.

Em 1893 o povoado do bairro Ressaca foi elevado a Distrito de Paz, anexado ao município de Moji Mirim, com a denominação de “Posse”, tomando a denominação de “Posse de Ressaca” em 1938. Mais de cinquenta anos se passaram e as lideranças de Posse iniciaram o movimento visando obter a emancipação político-administrativa, que contava com o apoio da maioria absoluta da população.

Finalmente, em 1953, a cidade ganhou a condição de município e passou a denominar-se “Santo Antonio de Posse”, cuja instalação oficial ocorreu em 1955. Hoje, fazendo parte da Região Metropolitana de Campinas, Santo Antonio de Posse é o quarto maior PIB entre as pequenas cidades, conciliando agricultura e indústria.

 

Turismo

A tranquila cidade de Santo Antônio de Posse possui alguns pontos turísticos voltados à tradição da cidade e à natureza, conheça melhor os mais belos pontos turísticos do Município e saiba aonde ir quando visitar a cidade.

Santo Antônio de Posse vem trabalhando para criar um segmento de Turismo Ecológico e, até o momento, todos os projetos estão em desenvolvimento para futuramente serem disponibilizados.

Paróquia Santo Antônio

A Paróquia Santo Antônio é um dos símbolos da cidade. Construída em 1894 sempre foi referência para os católicos, tanto para as missas quanto para as festas religiosas que acontecem no salão da paróquia. Em dezembro, todo ano, o local recebe a montagem de um presépio que fica aberto para visitação.

Fazenda São José

A Fazenda São José é uma propriedade centenária, originária do ciclo cafeeiro, que nas três últimas décadas foi transformada em um sistema diversificado de produção agroecológica.

Fazenda Marambaia

A Fazenda Marambaia é um dos principais patrimônios históricos da cidade. Com belas paisagens, a propriedade rural conta com 22 alqueires. Originalmente utilizada para a produção cafeína, a fazenda foi arrematada em 2007 e restaurada aos poucos. Atualmente a nova gestão vem reimplantando e promovendo o paisagismo no projeto CASA PARQUE com 10ha, sob a orientação e dedicação do nosso amigo Paisagista Oscar Bressane. A mata ciliar e o corredor de fauna estão em recuperação. O viveiro produz muito do que aqui plantamos. Um trabalho que não tem fim. Ainda bem!

Comunidade João Batista

Um dos locais mais queridos pelos agricultores de Santo Antônio de Posse é a Comunidade São João Batista, carinhosamente conhecida como Comunidade do Barreiro, no bairro Córrego Bonito. Desde 2005, a comunidade responsável pela Igreja de São João Batista recebeu uma série de melhorias em torno de sua igreja. Um grande espaço de lazer foi construído com tanque, gramado e árvores para receber os visitantes e os moradores em festas e eventos.

Caminhos ao Santuário de Guadalupe

O Caminho ao Santuário de Guadalupe, é um importante monumento religioso em homenagem a Nossa Senhora de Guadalupe.

Praça da Matriz

A tradicional Praça Coronel David Baptista, carinhosamente chamada de Praça da Matriz, é um local onde a população possense costuma passear e prestigiar muitos eventos que acontecem ao longo do ano.

Imagem de Santo Antônio

A imagem de Santo Antônio simboliza a fé, o amor e a compaixão do povo possense.

 

Fonte: https://pmsaposse.sp.gov.br/